O Spark, programa do Sebrae-SP, está com inscrições abertas para universitários que queiram criar uma startup de sucesso. Ao todo, são 10 mil vagas disponíveis em todo o Estado de São Paulo, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link.
O programa é dedicado ao apoio às startups paulistas e tem como objetivo demonstrar para o mercado o potencial da academia na geração e desenvolvimento de inovação de tecnologia, engajando alunos para que se tornem empreendedores, por meio de capacitações, eventos de imersões e experiências.
“A proposta é mostrar para o aluno, dentro do ambiente acadêmico, se o que ele está estudando e desenvolvendo envolve um problema real. Os especialistas auxiliam na análise de mercado e na verificação de um cenário promissor para o lançamento da startup”, explica a gestora do Spark, Alessandra Ruchet.
O Spark é dividido em fases e, na primeira parte, serão realizados workshops on-line para auxiliar o participante em relação a comportamentos empreendedores necessários, além do desenvolvimento do projeto, com assuntos como validação de negócio, cliente ideal, MVP (do inglês MinimumViableProduct ou Produto Mínimo Viável), construção desse MVP, marketing, ecossistema, entre outros.
Já a segunda parte contempla uma série de atendimentos com especialistas de mercado, após a realização de um diagnóstico com os projetos participantes. Todas as pessoas realizam uma apresentação rápida e objetiva a uma banca avaliadora e os melhores serão selecionados para o Bootcamp, evento realizado em São Paulo para networking, mentoria e palestras.
Ao todo, serão 60 projetos selecionados, sendo 30 da cidade de São Paulo e 30 projetos de cidades do interior paulista. O evento terá duração de três dias e as passagens e hospedagens para os participantes do interior são pagas pelo Sebrae-SP.