Itu e Salto continuam registrando mortes por dengue

As cidades de Itu e Salto registraram mortes por dengue em 2024. Os dados foram divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios.

Em Itu, segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (6), o município já contabiliza seis óbitos até o momento, além de algumas mortes em investigação. Dentre os óbitos confirmados pela doenças, tratava-se de um homem de 45 anos, portador de comorbidades que morava no Residencial Itaim que faleceu no dia 13 de março; uma mulher de 94 anos, portadora de comorbidades que morava na Vila Nova e morreu em 16 de março; um homem de 45 anos, com comorbidades, morador da Vila Martins, cujo óbito ocorreu em 20 de abril;  um homem de 62 anos, sem comorbidades que residia no Jardim Padre Bento; e uma mulher de 59 anos, moradora do residencial Potiguara que não tinha comorbidades. O último caso era um homem de 81 anos, com comorbidades e residia do Jardim São Jorge. O município tem mais de 12.639 casos confirmados apenas neste ano.

Já em Salto, são 2.247 casos confirmados de dengue. O município registrou duas mortes e seis óbitos estão sob investigação. O boletim foi divulgado na quarta-feira (5). A secretaria de Saúde mantém as identidades e localidade em que as vítimas moravam em sigilo.

O que é dengue?

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Qual o microrganismo envolvido?

O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Quais os sintomas?

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

(Por Rick Caetano)