Empresa de Itu recuperou 386 hectares de Mata Atlântica

A preservação do meio ambiente tem se tornado um tema fundamental nas discussões sobre o futuro da humanidade. Porém, algumas ações permeiam nossa sociedade há um bom tempo, sem que sequer tomemos conhecimento.

Em Itu, o grupo Heineken atua desde 2007 junto da Fundação SOS Mata Atlântica em uma parceria para restaurar o bioma na cidade, com o Centro de Experimentos Florestais.

Nesses 17 anos, foram 7 milhões de mudas de espécies nativas da região, reflorestando 386 hectares dos 526 hectares de uma fazenda pertencente à empresa. E o impacto disso já está sendo sentido.

Com o plantio, duas novas nascentes se formaram, aumentando a oferta de água disponível em 5% na água superficial e 20% na água subterrânea. Além disso, são mais de 200 espécies de aves no Centro de Experimentos, sendo que duas delas estão ameaçadas de extinção; animais da região que usam a flora como moradia; e um viveiro com capacidade de cultivo de 700 mil mudas.

O Centro de Experimentos Florestais ainda se tornou um ponto turístico e educacional para a região, com a possibilidade de os visitantes conhecerem a Mata Atlântica em diferentes estágios de preservação e recuperação. Entre esses pontos, estão a Trilha do Jequitibá, caminho com 600 m de extensão, além de um jardim sensorial. Desde 2010, foram quase 50 mil alunos que visitaram o local.