Os sinos da igreja Nossa Senhora do Carmo, em Itu, tocaram a cada duas horas, até às 22h, na segunda-feira (21). Essa foi uma homenagem ao Papa Francisco, falecido aos 88 anos.
Segundo o sineiro da igreja, César Rogério Jaques, o toque é fúnebre, feito em um sino maior e com ritmo mais espaçado, simbolizando o pesar da comunidade católica. Logo após a notícia da morte, os sinos soaram por 30 minutos ininterruptos em uma homenagem especial ao líder da Igreja Católica.
Francisco, o primeiro Papa latino-americano, será lembrado por sua simplicidade, por seu compromisso com os mais pobres e pelas mensagens de esperança, fraternidade e paz entre os povos. Sua atuação inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo a comunidade ituana, que carrega forte tradição católica.
A Prefeitura de Itu decretouluto oficial de sete dias pelo falecimento do Papa Francisco. A medida foi tomada como demonstração de respeito e pesar pela perda do líder da Igreja Católica. Durante o período de luto oficial, as bandeiras nos prédios públicos municipais permanecerão hasteadas a meio-mastro, em sinal de homenagem a esse grande líder espiritual que tocou vidas com sua humildade e coragem.