A Receita Federal alertou para uma nova modalidade de golpe que está sendo registrada em diversas regiões do país. Os golpistas utilizam nome e CPF reais dos contribuintes em páginas falsas de cobrança que buscam imitar o visual do gov.br e induzem ao pagamento imediato.
Segundo a Receita Federal, os golpistas sempre criam pressa na vítima informando prazos de minutos, ameaça de bloqueio do CPF ou contas bancárias, além de ofertarem “descontos” para pagamentos imediatos.
A orientação é sempre verificar o site oficial: www.gov.br/receitafederal antes de tomar qualquer decisão. Além disso, o órgão federal não envia mensagens com prazos curtos, não solicita pagamentos por aplicativos e nunca exige ação imediata.
Os golpistas criam páginas que copiam cores, brasões e até assinaturas para se passar por órgãos públicos, entretanto, os links usados não pertencem ao domínio oficial. Os sites verdadeiros sempre terminam com gov.br.
Problemas reais, pendências e débitos aparecem exclusivamente no e-CAC, acessado pelo site oficial da Receita Federal. O órgão não envia boletos, descontos ou links de pagamento por mensagens.