PT é o partido que mais ganhou filiados em 2025; MDB é o que mais perdeu

O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou, em 2025, um aumento de 26,2 mil novos filiados. O partido teve a maior variação positiva, de acordo com um levantamento da plataforma Ranking dos Políticos, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além do PT, outros partidos também registraram crescimento no número de filiados: o Novo, com 8.338 novos integrantes; e a Unidade Popular, um partido recém-criado que já conquistou mais de 2,4 mil filiados. Por outro lado, o MDB foi o partido que mais perdeu filiados, com um recuo de 38 mil. Na sequência, o PRD teve uma queda de 30,3 mil filiados, e o PSDB perdeu 28,6 mil integrantes.

Apesar da redução significativa, o MDB mantém a liderança, com mais de 2 milhões de filiados. O PT ocupa o segundo lugar, com cerca de 1,6 milhão de filiados.

Ainda segundo o levantamento, o número de filiados partidários no país vem diminuindo gradualmente. Desde 2018, cerca de 1 milhão de filiados foram perdidos. As perdas de partidos como o PRD (resultado da fusão entre PTB e Patriota) e o PSDB também são influenciadas pela “janela partidária” e por reformas eleitorais que dificultam a sobrevivência de siglas com pouca representatividade no Congresso.