Num mundo em que a tecnologia avança com o uso da Inteligência Artificial, a maneira como se trabalha e o próprio conceito de profissão mudou. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 40% das habilidades exigidas no mercado atual devem mudar até 2030. Ao mesmo tempo, 170 milhões de novos empregos serão criados, enquanto 92 milhões deixarão de existir e, na balança, haveráum saldo de 78 milhões de novas oportunidades que exigem profissionais preparados para desafios inéditos.
Essas transformações já estão à vista: algoritmos tomam decisões antes feitas por humanos, robôs aprendem sozinhos e assistentes virtuais escrevem textos, corrigem códigos e até auxiliam diagnósticos médicos. Em meio a tudo isso, surgem profissões que há poucos anos soariam como ficção científica, mas que hoje são tendência global.
A busca por talentos especializados em Inteligência Artificial temcrescido na medida em que as empresas passam a utilizar a tecnologiapara as mais diversas funções, dando origem a ocupações moldadas por essa necessidade. Quanto mais o uso da IA cresce, mais surgem profissões que sequer ainda têm formação específica. São trabalhadores dedicados a desenvolver ou melhorar o desempenho dessas ferramentas.
Confira cinco profissões que estão em alta e que somente um curso de Inteligência Artificial é capaz de formar para atender às demandas do mercado:
1 – Engenheiro de prompt
O engenheiro de prompt é o profissional responsável por criar e refinar as instruções dadas a modelos generativos, traduzindo as necessidades humanas em linguagem compreensível pelas máquinas. Ele atua como uma ponte, direcionando o raciocínio para obter o melhor resultado possível.
2 – Especialista em ética de IA
Outra profissão em alta é o de especialista em ética de IA, que atua entre a tecnologia e as ciências humanas para garantir o uso justo, transparente e responsável dos algoritmos para a sociedade. Ele é o responsável por criar e implementar códigos de conduta para a aplicação da IA nas organizações.
3 – Desenvolvedor de machine learning
Também estão ganhando espaço os desenvolvedores de machine learning, que projetam sistemas capazes de aprender com dados e tomar decisões sem serem explicitamente programados para isso. Ou seja, ensinam a IA a reconhecer padrões, fazer previsões e melhorar seu desempenho a partir da interpretação de novas informações. Um exemplo prático são sistemas para o mercado da saúde, onde uma IA pode a partir de dados de exames, fazer um cruzamento e definir padrões que consigam prever o surgimento precoce de determinada doença.
4 – Cientista de dados
Também em alta está a carreira do cientista de dados especializado em IA, que atua auxiliando na interpretação desse grande volumede informações e prepara os dados que vão alimentar esses modelos inteligentes.
5 – Especialista em segurança cibernética
O profissional em segurança cibernética é responsável por implementar camadas de proteção que asseguram a privacidade, monitora fraudes e garante a conformidade com legislações, sendo um dos mais procurados atualmente. No fim, um único sistema vai gerar diversas funções que podem se relacionar entre si, como uma teia.