Operação de combate ao tráfico de drogas cumpre mandado em Itu

Uma operação de combate ao crime organizado foi deflagrada na manhã de quinta-feira (29). A Operação Serras Gerais teve como objetivo desarticular o núcleo financeiro e logístico de uma organização especializada no tráfico de drogas e cumpriu mandados de busca e apreensão na cidade de Itu.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) contou com a união da Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Tocantins, atuando de forma integrada para intensificar ações de investigação.

Ao todo foram cumpridos 50 mandados judiciais sendo 15 de prisão temporária e 35 de busca e apreensão, em ações simultâneas em cidades dos estados de Tocantins, Goiás, Bahia, São Paulo, Maranhão e Pará.

As investigações, iniciadas em 2024, revelaram que duas grandes facções criminosas movimentaram cerca de R$ 70 milhões em apenas oito meses, utilizando empresas reais e de fachada, incluindo construtoras, para ocultar a origem ilícita dos recursos.

Também foram executadas medidas cautelares de sequestro e bloqueio de bens e valores de 35 pessoas físicas e jurídicas, totalizando mais de R$ 64 milhões. Entre os bens apreendidos estão fazendas na região das Serras Gerais (TO), utilizadas como base logística para o tráfico, além de caminhões, carretas, veículos de luxo, aeronaves e embarcações.