Moradores voltam a reclamar da falta d’água em Salto

Nos últimos dias foram vários os relatos de falta d’água em distintas regiões da cidade. Pelas redes sociais, moradores do Centro, da Vila Flora e do Bela Vista manifestaram a indignação por estarem sem água na torneira.

As reclamações começaram na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi e seguiu até o final de semana, que para muitos foi prolongado. Até a publicação desta reportagem o Saae não havia informado o que teria ocasionado a falta d’água.

Segundo o Saae, ocorreram alguns vazamentos na rede, cujo conserto exigiu a paralisação temporária do abastecimento. “Alguns bairros registraram falta d’água pontual no último final de semana, especialmente nas regiões do Centro e do Bela Vista. Nossas equipes repararam esses pontos rompidos da tubulação, cuja incidência é maior em redes antigas e de ferro”.

Além disso, muitos moradores também registraram turbidez na água durante o mesmo período. Sobre isso, o Saae explicou: “Ela ocorreu por causa do deslocamento dentro da tubulação de partículas de barro ou limo que se incrustam naturalmente nela com o passar do tempo. Quando há uma interrupção do abastecimento e posterior retomada, a volta da pressão da água leva consigo parte desse material”.

Em casos como esse, a autarquia recomenda que o morador deixe a água correr por um ou dois minutos até que ela volte à sua coloração normal. “Se a turbidez persistir por mais tempo que isso, porém, que ele entre então em contato com o Saae para que façamos uma descarga na rede ou mesmo diretamente no hidrômetro do imóvel, eliminando mais rapidamente essa água de arrasto”.

Em caso de dúvidas, o telefone do Saae é o 0800 7796 300.