Ituana é premiada em estudo sobre leite materno

A ituana Barbara Rodrigues (segunda da esquerda para a direita) e o grupo que apresentou o estudo

A ituana Bárbara Rodrigues, aluna da ILUM – Escola de Ciência, concebida pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas, faz parte de um grupo que conquistou o Prêmio Paulo Gontijo para Futuros Cientistas.

Bárbara integra um grupo composto por três estudantes que apresentou um estudo sobre as características do leite materno e sua relação com a saúde humana, intitulado “Análise dos fatores de virulência advindos de clusters gênicos biossintéticos da microbiota do leite humano e sua influência na saúde materna e neonatal”.

O sonho da maternidade e o fato de serem futuras cientistas motivaram as amigas a optarem pelo tema. “Identificamos que há poucos estudos que tentam entender a composição bacteriana durante a produção do leite materno. O estudo também fez um paralelo entre a mulher de décadas atrás e a dos dias atuais, além de abordar a relação entre a mãe e seu bebê nesse período, e como o aleitamento materno era visto. Para isso, o projeto integrou biologia, computação e humanidades, o que foi incrível para a carreira que pretendo seguir. O trabalho final me deu confiança para trilhar uma trajetória científica independente e madura”, afirmou a ituana.

O objetivo do prêmio é estimular os estudantes no desenvolvimento de projetos inovadores sobre temas de relevância nacional, promover a busca por novos conhecimentos científicos e destacar o papel transformador da ciência para a sociedade.

Instituto Paulo Gontijo

O Instituto Paulo Gontijo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua há 19 anos como referência em conhecimento e pesquisa científica nas áreas da ciência, com a missão de desenvolver programas e projetos de apoio científico e de humanização, disseminando informações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças neuromusculares, além de qualificar a rede de atendimento interdisciplinar e congregar investimentos para buscar a cura destas doenças.