Itu é anunciada como roteiro de gravações cinematográficas no Festival de Cannes

Como parte de um projeto para atrair produções audiovisuais, o Governo de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anunciou nesta semana a cidade de Itu como uma das parceiras daSão Paulo State Film Commission.O anúncio foi feito durante o Festival de Cinema de Cannes, na França.

Além de Itu, integram o catálogo: Amparo, Bananal, Bauru, Botucatu, Iguape, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos e São João da Boa Vista.

Entre os cenários para gravações em Itu estão as igrejas, praças, pontos turísicos, o Museu Republicano, o Mercado Municipal, fachadas de comércio na região central, escolas e prédios históricos, o Trem Republicano e até mesmo o cemitério municipal.

A plataforma reúne informações sobre infraestrutura, paisagens e identidade cultural de cada município, com foco na captação de produções nacionais e internacionais. A iniciativa também prevê a criação de comissões municipais e a capacitação de gestores locais, com foco na elaboração de protocolos de filmagem e no levantamento de recursos disponíveis. O projeto é coordenado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e apoio técnico especializado.

“Com a São Paulo State Film Commission, queremos mostrar ao mundo as riquezas e a diversidade do nosso estado. São Paulo é um polo criativo e estratégico para a indústria audiovisual, e nossa missão é fortalecer ainda mais nossa presença no cenário global, atraindo produções de todos os tamanhos e origens, ao mesmo tempo em que impulsionamos a economia e a cultura local”, ressaltou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Vale destacar que São Paulo é responsável por concentrar mais de 60% da produção audiovisual do Brasil atualmente.