As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo em cursos de graduação, acontecem entre segunda (26) e quinta-feira (29) e devem ser feitas pelo site.
Neste ano, o Prouni está oferecendo mais de 594 mil bolsas e, segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta da história do programa. Desse total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700 bolsas que custeiam 50% da mensalidade.
Na página das inscrições os candidatos podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta. A seleção para o Prouni é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o candidato deve ter realizado a prova em 2024 ou 2025. Também é necessário ter nota mínima de 450 na média das provas e não ter zerado a redação.
Além disso, podem concorrer estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas e, os estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede privada, também podem disputar o benefício desde que se encaixe nos critérios de renda.
O resultado da 1ª chamada do Prouni acontece no dia 3 de fevereiro, já o resultado da 2ª chamada será no dia 2 de março. Os candidatos que tiverem interesse em ficar na lista de espera devem se manifestar nos dias 25 e 26 de março e, por fim, o resultado da lista de espera será divulgado no dia 31 de março. O edital completo pode ser acessado no mesmo site das inscrições.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil