A Prefeitura de Indaiatuba iniciou uma grande ação preventiva de combate ao mosquito Aedes aegypti, com a instalação de armadilhas para eliminar o transmissor da dengue.
Cerca de 14 mil armadilhas PEMosq (Painel de Eliminação de Mosquitos) foram instaladas nos bairros Jardim Brasil, Parque Residencial Indaiá e Jardim Oliveira Camargo. A tecnologia, desenvolvida pelo Centro de Operações Contra a Dengue do município, simula um local de repouso para o mosquito, que é atraído pela cor escura da armadilha — instalada em locais de sua preferência — e eliminado por contaminação após o pouso.
O método é considerado mais seguro para o meio ambiente e para as pessoas, pois o inseticida impregnado no painel não é dispersado no ar, não escorre e nem evapora, evitando impacto sobre insetos que não são alvo, como as abelhas.
A previsão é de que todas as armadilhas estejam instaladas até o dia 15 de novembro. Outras placas devem ser instaladas posteriormente em novos bairros. Durante o período de engajamento, agentes de saúde realizarão ações informativas com o apoio de carro de som, distribuição de panfletos e orientação nas unidades de saúde locais, reforçando a importância da colaboração da comunidade.