Indaiatuba possui uma das melhores gestões públicas do Brasil, segundo índice

A cidade de Indaiatuba obteve a terceira colocação na edição de 2025 do Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA). O índice avaliou mais de 5.400 municípios brasileiros distribuídos em oito grupos de acordo com a população e o PIB.

Indaiatuba está no Grupo 8, formado por 160 municípios com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 35.934,57. No mesmo grupo estão as vizinhas Itu e Salto, ocupando a 49ª e 58ª colocação. 

O IGM-CFA traça um diagnóstico completo das áreas de finanças, gestão e desempenho do município. A nota geral de Indaiatuba foi 8,24, sendo 8.86 em desempenho, 8,61 em finanças e 7,24 em gestão. A nota média dos municípios do Grupo 8 foi 6,42. Itu teve uma nota de 7,44; enquanto Salto alcançou uma nota de 7,13. O melhor desempenho do grupo foi do município de Jundiaí, com 8,37.

O estudo permite um panorama de como o recurso público é disponibilizado e como é feita a gestão desse recurso pelos municípios. A proposta do Conselho Federal de Administração é oferecer informações para o aprimoramento de políticas públicas mais assertivas em prol do bem-estar da sociedade local.

Para montar o índice foram utilizadas informações de fontes oficiais como o Datasus, IBGE, Tesouro Nacional e o Sistema Firjan, com informações sobre saneamento, saúde, educação, gestão fiscal, planejamento e segurança, entre outros. O relatório de 2025 foi baseado em dados referentes ao ano de 2024.