Estado de SP abre mais de 5 mil vagas para professores

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abriu as inscrições do processo seletivo simplificado para cadastro de cerca de 5 mil vagas para professores dos cursos do itinerário de formação técnica e profissional do Ensino Médio para 2026. O prazo para inscrições dos candidatos segue até 11 de agosto, exclusivamente no site da Fundação Getúlio Vargas.

Podem participar profissionais com formação em cursos de licenciatura, bacharelado ou tecnólogos, além de especialistas com experiência comprovada, conforme critérios estabelecidos. A remuneração é de R$ 5.565,00 para carga de 40 horas semanais, com possibilidade de jornada proporcional. A contratação é por tempo determinado. O edital completo está publicado no Diário Oficial do Estado.

A taxa de inscrição é deR$ 49,00. Candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência terão acesso a ações afirmativas específicas previstas em edital. Estrangeiros com residência legal no país e que atendam aos critérios de naturalização também podem se inscrever.

O processo seletivo abrange seis eixos tecnológicos com vagas para os cursos técnicos que serão ofertados na rede estadual em 2026. As áreas contempladas são: Gestão e Negócios (Administração, Logística e Vendas), Saúde (Enfermagem e Farmácia), Tecnologia da informação (Ciência de dados e Desenvolvimento de sistemas e Robótica), Recursos Naturais (Agronegócio), Turismo, hospitalidade e lazer (Hospedagem) e Controle e processos industriais(Eletrônica) e demais componentes curriculares de natureza técnica que compõem os demais itinerários ofertados pela Seduc-SP.