Entenda como vai funcionar a renovação automática e gratuita da CNH digital

As novas regras de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) criam a possibilidade de “bons condutores” conseguirem uma renovação automática e gratuita do documento digital. O condutor precisa seguir alguns critérios para ter direito a essa renovação.

O condutor não pode ter pontos registrados na CNH nos últimos 12 meses, não pode ter infrações de trânsito registradas no documento também nos últimos 12 meses e é preciso estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores.

Para fazer o cadastro basta acessar o aplicativo CNH Brasil; selecionar a opção “Condutor”; acessar “Cadastro Positivo”; e escolher a opção “Autorizar participação”. 

A partir desse cadastro, desde que o motorista não tenha cometido infrações ou recebido multas nos últimos 12 meses, a versão digital da CNH passa a ser renovada automaticamente e sem custo. Caso o condutor também queira o documento físico, será necessário solicitá-lo separadamente, após a renovação da versão digital.

Para receber a CNH física, o condutor pode fazer a solicitação pelo aplicativo CNH Brasil ou presencialmente em uma unidade do Detran do estado onde reside. 

Além disso, condutores com mais de 50 anos podem renovar automaticamente a CNH apenas uma vez. Já condutores com 70 anos ou mais ou motoristas que tenham a validade da CNH reduzida por recomendação médica, não têm direito à renovação automática.

 

FOTO: Marcello Casal – Agência Brasil