Cabreúva é a segunda cidade com mais infrações ambientais no Rio Tietê

A cidade de Cabreúva tem o segundo maior número de autuações por infrações ambientais no Rio Tietê. A informação é do Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê) que iniciou as operações no mês de março e até o momento já registrou 56 ocorrências. Piracicaba é a cidade com mais ocorrências registradas, com 10.

Do total de ocorrências, 26 estavam relacionadas ao desmatamento irregular, oito ao descumprimento de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), uma à fauna silvestre, 19 à pesca irregular e duas a infrações administrativas. As 56 ocorrências resultaram na lavratura 77 Autos de Infração Ambiental (AIAs), totalizando R$ 190.801,45 em multas.

A Cetesb já vistoriou 10 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e quatro empresas, além de coletar 32 amostras para análise.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo não confirmou quantas infrações outros municípios da região cometeram.

O GFI Tietê

O GFI-Tietê realizou um encontro em Salto, no dia 24 de abril, com representantes de 34 prefeituras da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para apresentar o plano de ação desenvolvido pela iniciativa.

O grupo tem como principal missão promover fiscalizações periódicas ao longo do Rio Tietê, seus afluentes e braços, com foco na identificação de fontes de poluição, como o lançamento irregular de esgoto, resíduos industriais e agrícolas.