Alistamento militar é obrigatório e quem não fizer terá de pagar multa e outras restrições

Uma das primeiras obrigações dos jovens quando completam 18 anos é realizar o alistamento militar. Para servir à organização militar os candidatos passarão por exames médicos e físicos, testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e por entrevista, podendo ser aprovado ou dispensado.
Representando ou não as organizações militares, se alistar é um processo obrigatório e gratuito que pode implicar em uma série de penalidades para quem não o fizer. Além de uma multa no valor de R$ 5,91, quem não realizar o alistamento fica em débito com o Serviço Militar e não poderá obter ou prorrogar validade do passaporte; ingressar como funcionário ou empregado em empresas ou instituições; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional; inscrever-se em concurso de cargo público; entre outros.
O alistamento pode ser feito na Junta Militar de Salto, localizada na Rua José Revel, 670, no Centro, ou então pelo site do exército brasileiro (alistamento.eb.mil.br). Na Junta Militar é necessário apresentar a certidão de nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência. Já no site, basta criar ou acessar pelo login no site do Governo Federal (gov.br), preencher os dados e acompanhar o processo. O resultado da seleção sairá entre os dias 15 e 30 de julho
Para outras informações, basta entrar em contato com a Junta Militar pelo telefone (11) 4840-8540. A Junta Militar funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.