O alistamento militar 2026 teve início no dia 1º de janeiro e pode ser feito até o dia 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, inclusive para os que residem no exterior.
Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto para mulheres brasileiras que desejam prestar o serviço militar voluntariamente. É preciso completar 18 anos em 2026.
O alistamento é feito gratuitamente pelo site: alistamento.eb.mil.br ou, para quem preferir, também pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. É preciso ter em mãos a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou carteira de trabalho e comprovante de residência recente.
Alistamento feminino
O serviço militar feminino disponibilizará 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército do Brasil, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha do Brasil. As vagas estarão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal.
Pessoas com deficiência
Os jovens que possuem alguma deficiência podem solicitar a isenção do serviço militar. Para isso é preciso levar documentos, comprovantes e laudos médicos no momento do alistamento, em uma Junta de Serviço Militar. O atestado médico deve conter o diagnóstico da incapacidade por extenso e o respectivo Código Internacional de Doenças (CID), assim como a assinatura do médico e seu carimbo.
Em relação aos jovens que possuem incapacidade absoluta e esteja impossibilitado de comparecer à uma Junta de Serviço Militar, o seu tutor ou curador, legalmente instituído, poderá representá-lo apresentando um documento comprobatório.
Próximas fases
Após o alistamento, os jovens receberão o Certificado de Alistamento Militar e deverá consultar o mesmo site em que o alistamento é realizado para saber se foi dispensado ou se deve comparecer à etapa de seleção geral, que acontece no segundo semestre de 2026.
Os jovens que não forem dispensados serão convocados para realizar exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física e entrevistas sobre suas habilidades e interesse em servir. O serviço militar terá início em 2027, com duração de um ano.
Foto:Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil