Acidentes de trânsito causaram quase 40 quedas de energia em 3 meses

Os acidentes de trânsito foram responsáveis por 37 interrupções de longa duração no fornecimento de energia para clientes das cidades de Indaiatuba, Salto e Itu entre janeiro e março deste ano.Essas ocorrências abrangem colisões diretas contra postes e equipamentos e rompimento de fiação aérea.

Das ocorrências envolvendo veículos, as colisões contra postes têm mais impacto pois geralmente exigem reparos complexos. O atendimento ocorre em duas etapas: primeiro, as equipes de operação eliminam o risco elétrico, isolam os circuitos comprometidos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. A seguir, as equipes de obras e manutenção reconstroem o trecho danificado.Dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalho pode ser mais demorado.

Outro reflexo das colisões contra postes é que o condutor pode ter que arcar com os danos. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$ 3 mil e R$ 14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.