Dia dos Pais deve ter queda nas vendas para 2025

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostrou que as vendas do Dia dos Pais devem movimentar R$ 27,13 bilhões no comércio e serviços em todo o Brasil.

O número representa uma pequena queda no número de compradores em relação à 2024. “É reflexo do momento delicado em relação à economia do país. Mesmo com a queda, a data terá uma importante movimentação no comércio. A expectativa é de lojas cheias nos próximos dias em todo o país”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

De acordo com a pesquisa, 65% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Cerca de 31% dos entrevistados pretendem gastar mais que em 2024, 39% o mesmo valor e 18% querem gastar menos. Entre aqueles que pretendem gastar mais, 58% desejam comprar presentes melhores, 36% querem comprar mais presentes e 34% citam o aumento de preços. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 49% querem economizar, 38% relatam situação financeira difícil, 30% têm dívidas em atraso e 20% querem priorizar outras compras.

Seis em cada dez consumidores (62%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano, para 32% estão na mesma faixa de preço e 6% estão mais baratos. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será em torno de R$ 255 ao todo.

Mais procurados

Os itens de vestuário e cosméticos lideram o ranking de presentes mais procurados para o Dia dos Pais. Segundo a pesquisa, 44% dos consumidores pensam em presentear com roupas. Perfumes e cosméticos vêm em sequência com 34% da preferência, depois calçados (31%) e acessórios (18%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (46%). Por outro lado, 39% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (30%). Em média, serão feitas 3,4 prestações.