Projeto que ajuda pessoas a emagrecer celebra 10 anos em Indaiatuba

O projeto 100% Saúde completou 10 anos de existência no dia 25 de julho. Com o objetivo de ajudar pessoas a vencerem a obesidade a partir da reeducação alimentar o projeto é promovido em parceira entre o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e a Secretaria da Saúde de Indaiatuba.

Desde o início do projeto, quase 20 mil pessoas foram atendidas, totalizando mais de 15 toneladas de peso perdido pelos participantes.

O projeto é gratuito e segue com inscrições abertas para novos participantes. Podem participar pessoas com sobrepeso ou obesidade mórbida, a partir dos 12 anos. Outras informações podem ser obtidas no site.

Atualmente, o 100% Saúde conta com 80 participantes que se reúnem com profissionais da saúde, com objetivo de desenvolver ações de prevenção ao tratamento da obesidade, promovendo mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida.

Os encontros ocorrem semanalmente, sempre às quartas-feiras, na Câmara Municipal de Indaiatuba. No local,eles passam por avaliações físicas, como pesagem,aferição de pressão arterial e medidas antropométricas; em seguida, assistem a palestra com especialistas.

“A ideia é conscientizá-las a eliminar o sobrepeso por meio de uma vida saudável, com exercícios físicos e alimentação adequada, evitando assim o desenvolvimento de doenças causadas pela obesidade”, salienta o idealizador e coordenador do Projeto 100% Saúde, Ítalo Gomide Alves. “É uma satisfação imensa celebrar os 10 anos de existência do Projeto 100% Saúde, pois, nesse tempo, pude acompanhar inúmeras transformações de vidas, as quais foram poupadas das grandes comorbidades que a obesidade ocasiona. São pessoas que se tornaram mais saudáveis, com novos hábitos alimentares e uma rotina longe do sedentarismo”, celebra Gomide.

“O Programa 100% Saúde é uma iniciativa muito importante para o município, pois integra ações de prevenção e cuidado de forma humanizada, com impacto direto na qualidade de vida da população. Além de reduzir internações, ele contribui para a adoção de hábitos mais saudáveis e fortalece a autoestima dos pacientes”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Heloísa Salatino. “A UniMAX tem como compromisso também cuidar da saúde mental e física dos moradores de Indaiatuba, por isso é parceira e oferece todo o apoio ao projeto por meio de seus cursos da área da saúde”, complementa a diretora-geral da UniMAX, professora Luciana Mori.

Obesidade

Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025 revelam que, até 2030, a obesidade no Brasil deve aumentar em 33,4% entre homens e 46,2% entre as mulheres. Se o cenário não mudar, até 2044, quase metade da população adulta (48%) terá problemas com a obesidade, e outros 27% viverão com sobrepeso.