O papa Leão XIV, eleito na quinta-feira (8), já esteve em nossa região. Em 2008, o então cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, participou de uma missa na Paróquia Santo Antônio, no bairro Ponte Preta.
Prevost era padre geral dos agostinianos e participou da cerimônia religiosa para a ordenação diaconal de um pároco, segundo a Arquidiocese de Campinas. Além de Campinas, o novo papa já esteve no Brasil em outras três oportunidades. Em 2004, ele celebrou uma missa em Rolândia (PR), em 2012 ele participou de um encontro da ordem agostiniana em Belo horizonte (MG) e, em 2013, esteve no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers ele estava com passagens prontas para encontrar-se com bispos brasileiros na62ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceria em Aparecida, de 30 de abril a 9 de maio, mas foi adiada em função da morte do papa Francisco.
O novo papa tem 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e serviu como bispo de Chiclayo, a quarta maior cidade do Peru, de 2015 a 2023, quando o Papa Francisco o convidou para ser prefeito do Dicastério dos Bispos, no Vaticano.