Operação da PF investiga prefeito de Sorocaba e faz busca e apreensão em Itu

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à saúde.

São 28 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nas cidades de Itu, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Carros de luxo e bens que somam até R$ 20 milhões foram apreendidos.

Em Sorocaba, a Polícia Federal cumpriu mandado na Prefeitura de Sorocaba, na Secretaria de Saúde de Sorocaba, na casa e no gabinete do prefeito Rodrigo Manga, além do diretório municipal do partido Republicanos do qual Manga é filiado. Dois ex-secretários também estão sendo investigados.

A investigação teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba. Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.

Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.