Na manhã desta terça-feira (2) no Parque das Paineiras, em Sorocaba, foram resgatados três cães em situação de maus-tratos, além de um cachorro morto, descartado irregularmente. A operação foi deflagrada a partir de uma denúncia indicando possíveis maus-tratos a animais.
A ação foi realizada pela Setor de Proteção Animal da Delegacia de Polícia de Sorocaba, em conjunto com a equipe de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além do resgate dos cães, o responsável pela empresa que locava os animais para atuarem como “segurança” em imóveis da cidade também foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos.
No local indicado, as equipes encontraram três cães em situação crítica, com sinais de desnutrição, doenças não tratadas e mantidos em canis sujos, sem água, ração ou qualquer condição mínima de higiene.
Além disso, às margens de um córrego próximo, foi localizado um cão morto, descartado irregularmente, dentro de um saco plástico preto.
Segundo informações da Polícia Civil de Sorocaba, o responsável pela empresa foi localizado no próprio local e afirmou visitar os cães duas vezes ao dia, além de manter outros animais espalhados por diferentes imóveis na cidade.
O indivíduo admitiu não possuir sede adequada para abrigar os cães, bem como não fornecer acompanhamento veterinário, não saber se os animais eram castrados, vacinados ou portadores de doenças, e que sua empresa realizava a locação mediante pagamento mensal.
Os animais foram recolhidos e permanecem sob cuidados veterinários.
Vídeos: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Sorocaba