Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio

Uma das datas mais esperadas pelos comerciantes, a Black Friday, que será no dia 28 de novembro, deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio de todo o país neste ano. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A projeção representa crescimento de 2,4% em comparação com o ano passado (R$ 5,27 bilhões), já descontada a inflação do período. O economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, explicou à Agência Brasil que a pesquisa não se refere a um dia específico, mas ao impacto ao longo do mês de novembro. “Isso é uma característica da Black Friday brasileira”, diz.

As maiores vendas são esperadas nos setores de hiper e supermercados, cuja expectativa é de R$ 1,32 bilhão; na sequência vem os eletroeletrônicos e utilidades domésticas, com R$ 1,24 bilhão; e móveis e eletrodomésticos, com R$ 1,15 bilhão.

Os motivos para o volume recorde de vendas incluem a desvalorização do dólar, perda de força da inflação e crescimento de emprego e renda média do trabalhador. Por outro lado, o nível elevado de juros e o patamar de famílias endividadas devem frear um avanço ainda maior.

Descontos

Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio apontou que os principais descontos estão nos itens de papelaria (10,14% em média), seguido dos livros (9,02%) e, joias e bijuterias (9,01%).

Cuidados

A temporada de promoções e apelo de vendas é acompanhada por armadilhas de golpistas e fraudadores, o que exige atenção dos consumidores.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibiliza um guia para diminuir a chance de ser enganado.

Confira algumas orientações:

•Desconfie de descontos irreais: promoções podem esconder preços inflados previamente. É possível acompanhar e comparar os valores dos produtos desejados ao longo do tempo, usando ferramentas on-line;

•Cheque a reputação da loja: especialmente em plataformas desconhecidas, pesquise em sites de reclamações;

•Atenção à entrega e aos reembolsos: verifique os prazos e políticas antes de fechar a compra;

•Prefira sites seguros: veja se o endereço começa com “https” e se há um cadeado ao lado do URL (endereço virtual);

•Direito de arrependimento: compras on-line têm até sete dias para arrependimento com reembolso total;

Caso suspeite de propaganda enganosa ou se sinta lesado em uma compra, denuncie no portal consumidor.gov.br ou no Procon.