Especialistas, profissionais técnicos e representantes do Poder Público estiveram reunidos na terça-feira (21) na cidade de Porto Feliz, participando do Conexão Água, evento que teve como principal objetivo fomentar o diálogo sobre o uso sustentável da água e discutir os desafios para o desenvolvimento regional atrelados à segurança hídrica da região.
O encontro foi promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e o Quintessa, duas organizações que buscam desenvolver projetos e ações sociais e ambientais.
Com uma proposta de imersão no tema, a programação doConexão Águafoi composta por três painéis, com participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, SP Águas, empresas privadas, fundações ambientais, e organizações como Saae e Cetesb.
A diretora executiva da Fundepag, Adriana Verdi, ressaltou que, ao longo dos 47 anos de atuação da entidade, o foco inicial no agro evoluiu com o reconhecimento de que a sustentabilidade é fundamental. “Nos últimos anos, nosso trabalho vem se expandindo e passamos a ter uma atuação agroambiental, o que reflete,inclusive, na atualização do estatuto da instituição. Eventos como este, assim como as parcerias com grandes organizações, vêm se ampliando. Discutir governança aliada ao planejamento territorial, com foco na preservação das bacias hidrográficas, é um passo importante nessa jornada”, destacou.
Por fim, a sócia e Co-CEO do Quintessa, Anna de Souza Aranha, destacou que o Conexão Água foi uma oportunidade de reunir um grupo altamente qualificado para debater um tema de grande relevância. “O objetivo foi o de abrir o diálogo sobre segurança hídrica, inicialmente com foco nesta região no interior do Estado de São Paulo. Este trabalho conjunto está apenas começando”, completou.
O Conexão Água marcou o início de um movimento pela sustentabilidade hídrica em Porto Feliz. Em fase de captação de recursos, o diagnóstico ambiental da Área de Proteção Ambiental Avecuia será o “marco zero” na gestão da APA, essencial para o abastecimento da cidade. A iniciativaabrange estudos de georreferenciamento, análises hidrológicas e de qualidade da água, além do levantamento social, da fauna e da flora. O projeto também contempla o mapeamento de leis e incentivos, a compilação de recomendações e a elaboração de um plano de ação que guiará as próximas etapas de implementação.
Sobre a Fundepag
A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag, expandido para Centro de Inovação Tecnológica, reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas.
Sobre a Quintessa
O Quintessa nasceu em 2009 e é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais da sociedade. Atualmente está em três frentes de atuação, trabalhando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações, promovendo as agendas de inovação, impacto positivo e ESG.