O Governo de São Paulo está oferecendo uma série de medidas emergenciais para atender os municípios atingidos pelas fortes chuvas e ventos desta segunda-feira (22). Na região, duas cidades receberão esse auxílio: Itu e Porto Feliz.
Em Porto Feliz, a fábrica da Toyota foi atingida, e parte do local teve o telhado arrancado durante a forte chuva. Além disso, destroços feriram cerca de 30 trabalhadores, embora, a princípio, sem gravidade.
Ao todo, 56 municípios receberão ajuda do Governo de São Paulo. Representantes dessas cidades participaram de uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira (23).
O governo anunciou diversas medidas que serão adotadas nesse auxílio; entretanto, não divulgou o que será feito especificamente em cada cidade. Entre as ações previstas estão o apoio técnico e jurídico para que os municípios decretem situação de anormalidade e possam, assim, receber recursos.
Além disso, o governo fornecerá telhas para imóveis danificados e acionará serviços emergenciais para atender rapidamente as áreas mais afetadas, com ajuda humanitária às famílias. Outro foco da ação é restabelecer o funcionamento de serviços essenciais, como escolas, hospitais, creches e estabelecimentos comerciais.
A Defesa Civil e o Fundo Social de São Paulo também disponibilizaram materiais de ajuda humanitária às famílias afetadas, garantindo o envio de telhas, cestas básicas, kits de limpeza, higiene e dormitório.