Velocidade máxima nas ruas e rodovias pode ser alterada para diminuir acidentes

O Governo Federal avalia a possibilidade de alterar as velocidades máximas nas ruas, avenidas e rodovias de todo o país. O objetivo é reduzir o número de acidentes no trânsito e aprimorar o Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano.

Essa foi apenas uma das propostas da consulta pública realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).Baseada na OMS e no Banco Mundial, a Secretaria sugere que seja adotado o limite padronizado de 30 km/h nas zonas urbanas.

Já nas vias que exercem função principal de conectar bairros e regiões da cidade poderiam operar com limites entre 40 e 50 km/h, desde que possuam infraestrutura e não gerem riscos de acidentes. Já nas vias de trânsito rápido o limite seria de 80 km/h; e nas rodovias de pista simples: 100 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos).

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias sugeriu a ideia do limite de velocidade dinâmico, que seria ajustado em tempo real conforme imprevistos e condições de tráfego.

Outra sugestão é a implementação de um limite de velocidade conforme as taxas de acidentes de determinados locais. Para isso, o governo federal precisaria mapear os dados e analisar pontos críticos.

Vale ressaltar que estados e municípios, porém, podem definir limites diferentes conforme as condições das vias.

As sugestões serão avaliadas pelo Ministério dos Transportes, que poderá aplicá-las em nova edição do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urban.